sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Review: Hand of God 1x01 Pilot: Uma loucura inteligente






Hand of god é a nova aposta da Amazon para a fall desse ano, a trama é centrada em Pernell Harris (Ron Perlman: Hellboy, Sons of Anarchy), um juiz que depois que seu filho JD tentou se matar após presenciar o estrupo de sua esposa e se encontra em coma profundo dependendo da ajuda de máquinas para sobreviver, começa uma missão para encontrar o estuprador que destruiu sua família. Pernell ainda acredita que consegue ouvir mensagens vindas de Deus através de seu filho intubado, e que através dessas mensagens irá conseguir pistas para o descobrimento do culpado do estupro de sua enteada. A série ainda conta com Dana Delany (Body of Proof), Garret Dillahunt (Raising Hope), Andre Royo (The Wire) e Alona Tal (Veronica Mars).



Pernell Harris é um pai problemático que tem seu filho PJ  (Johnny Ferro)  em coma após uma tentativa de suicídio depois que presenciou o estupro de sua esposa Jocelyn (Alona Tal), que é contra mantê-lo dependente da ajuda de máquinas para sobreviver. Harris é casado com Crystal (Dana Delany) e mantém relações extraconjugais com uma prostituta de luxo, influenciado pelo pseudo padre Paul Curtis (Julian Morris) ele acredita que tem poderes divinos e pode ouvir mensagens vindas de Deus, e acaba doando 50 mil dólares para Paul conseguir abrir uma pequena igreja com sua parceira, e se torna seguidor assíduo, do então padre.

O episódio se inicia com uma cena relativamente cômica, em que Pernell tendo algum tipo de surto mental, se encontra dentro de uma fonte pública falando frases em línguas, acreditando que está renascendo como o escolhido de Deus - provavelmente por influência do “pseudo-padre” Paul -, claro que esse “renascimento divino” no meio da rua não iria durar muito, e um policial – que logo descobre quem é o “louco da fonte” - vai para tirá-lo do local e o leva para o hospital, por que claro, quem ia prender um juiz não é mesmo? Sua esposa Crystal Harris (Dana Delany) é quem vai busca-lo no hospital, e tenta leva-lo para casa mas como estão no mesmo local em que seu filho JD está internado, Harris resolve ir visita-lo e nessa visita que ele começa a ouvir mensagens que acredita vir de Deus através de seu filho, que o manda achar o culpado e trazer justiça para Jocelyn, sua enteada, para que assim a saúde de PJ seja restaurada, e ele entende que por fazer justiça não será somente agir por meios legais, mas também, agir com as próprias mãos. E para ajuda-lo essa missão, recruta um “nascido-de-novo-ex-sociopata” que ele salvou da prisão em um dos seus julgamentos.

A série tem um enredo um pouco confuso e em alguns momentos pode nos fazer perder o sentido do que está acontecendo. Em seu piloto seu maior desafio é conseguir fazer sentido em todas as tramas e personagens que são apresentados, mas logo vai clareando seu objetivo no decorrer de seus 60 minutos, mas sem abandonar seu clima de mistério que deixa o telespectador sem ter a mínima ideia do que vai acontecer na próxima cena. A experiência espiritual do personagem principal é trabalhada de forma pouco clara, pode ser que seja tudo fruto da mente criativa de Harris ou seja realmente uma experiência divina, a série não diz o que você tem que pensar, ela deixa possibilidades para o telespectador pensar por si mesmo e fazer suas próprias suposições, o que é um ponto bastante positivo.



Dana Delany consegue encarnar sua personagem maravilhosamente – como todo o cast -, nós conseguimos sentir a angústia de Crystal lidando com um filho em estado vegetativo e um marido que não está mais em seu juízo perfeito, e ao mesmo tempo tendo que sorrir e fingir que está tudo bem para não acabar com a sua imagem de mulher forte e destemida, que ela tenta tanto manter. E no meio disso tudo, ainda há Jocelyn, que além de ter sido abusada sexualmente em frente ao marido, acaba tendo que lidar com um esposo em coma por tentativa de suicídio, ela acredita que ele já está morto, e só quer libertá-lo dessa situação para que ele possa descansar em paz e assim ela poder tentar retomar sua vida, mas como seu sogro não aceita que JD está morto e acredita que ele irá acordar milagrosamente, ela continua passando seus dias no hospital velando seu marido em coma.




A série tem muito o que mostrar, e para manter a atenção e entretenimento do público ela tem desafios para passar, mas com o que já nos foi apresentado ela parece que irá conseguir quebrar seus obstáculos e fazer um enredo original e consistente, com elenco principal e de suporte excelente, sem dúvidas tem grande potencial para ser umas das melhores séries estreantes da fall.


Nota do Papo de Seriador: 9.15/10

Nota no IMDB: 9/10

Nota no Banco de Séries: 9.09/10
Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário